Como podemos unir ar-condicionado e sustentabilidade?

Hoje em dia, a sustentabilidade é um tema muito presente no cotidiano das pessoas. Este termo é utilizado para definir ações e atividades que caminham no sentido de não agredir o meio ambiente, preservando os recursos naturais para as gerações futuras e reduzindo a produção de lixo.

Praticar este hábito em casa será muito simples se você seguir as nossas dicas. Sabia que é possível, por exemplo, aliar ar-condicionado e sustentabilidade? Com a ajuda da tecnologia, este dispositivo, antes visto como um dos eletrodomésticos que mais consumiam energia, hoje está adaptado para trabalhar de forma mais econômica.

 

Tenha atitudes sustentáveis em casa

Temos atitudes sustentáveis quando separamos nosso lixo para reciclagem, por exemplo. Outra forma de reduzir o impacto ambiental dentro de casa é ficar ligado no consumo de energia dos eletrodomésticos. Desde 1993, o Selo Procel de Economia de Energia permite ao consumidor saber quais dispositivos são mais eficientes e consomem menos.

Alguns aparelhos, como o ar-condicionado, são responsáveis pelo aumento da despesa em nossas casas. Mas sabia que é possível unir o útil ao agradável, reduzindo o impacto ambiental e ainda economizando na conta de água no final do mês?

Dependendo da potência e do clima da região, o ar-condicionado pode gerar, em média, 20 litros de água por dia! Isso se deve ao condensador, que regula a umidade do ambiente, descartando a sobra por meio do dreno. Por isso é comum notarmos água pingando em alguns aparelhos.

Reaproveite a água do ar-condicionado

Reaproveitar essa água é muito fácil! Utilizando um cano encaixado no dreno do ar-condicionado, você pode direcionar o líquido para baldes ou reservatórios maiores. Sempre que possível, utilize recipientes com tampa, para evitar o surgimento de mosquitos.

Em ambientes maiores, como empresas, é possível instalar um sistema de drenagem, desenvolvido para atender a demandas dessa natureza. Essa água não pode ser consumida, mas você pode utilizá-la na limpeza da casa, para regar plantas ou lavar o carro.

Economize com um novo aparelho

Se você vai comprar um aparelho novo, ou quer substituir o antigo por um mais moderno e sustentável, vale a pena conferir o ar-condicionado ecológico. A tecnologia responsável por revolucionar o consumo de energia neste tipo de eletrodoméstico é conhecida como Inverter e está presente nos melhores modelos Split do mercado.

Mas como funciona?  Nos aparelhos comuns, o compressor liga e desliga para manter a temperatura desejada. Nos modelos Split Inverter, ele varia a sua própria rotação para manter a temperatura, evitando assim os chamados picos de voltagem. Com isso, a temperatura é atingida mais rapidamente e há pouca oscilação.

Fique atento ao ambiente onde você vai colocar o seu novo ar-condicionado. Espaços amplos necessitam de máquinas mais potentes, enquanto em ambientes menores, aparelhos com menos BTUs funcionam de forma satisfatória.

Agora você já sabe que é perfeitamente possível conciliar ar-condicionado e sustentabilidade e pode aproveitar o controle da temperatura sem culpa.

 

Fonte: A.Dias Ar Condicionado blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/klimacoldrefrigeracao/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/klimacoldrefrigeracao/www/wp-includes/functions.php on line 5373